Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma! [Antoine-Laurent de Lavoisier]

quinta-feira, 26 de novembro de 2009


Boa noite futuros engenheiros!

Nosso sabão feito terça-feira durante a aula!
Esta ai, mais um campo de trabalho da Eng Quimica!
Não esquecendo que amanhã tem que entregar o trabalho de cálculo I



Engenharia nuclear é a especialidade das engenharias que lida com a energia nuclear quer no modo de controle, quer no de pesquisa e de aplicações, trabalhando, por essa razão, tanto com reatores nucleares em laboratórios, como com usinas nucelares e, eventualmente, aplicações bélicas (bombas nucleares). Nisso reside a sua distinção com respeito à engenharia química, da qual é uma das sucessoras:

a engenharia química cuida do binômio matéria e energia sob os macro-aspectos de substância, elemento e produto (o trio SEP), enquanto...
a engenharia nuclear cuida do binômio matéria e energia sob os micro-aspectos de nucleo, energia e particula (o trio NEP).
Historicamente — e até algum tempo atrás, variável segundo as culturas subjacentes — era considerada mera subdivisão da engenharia química, o que durante certo período foi justificável. Se assim o foi até a II Guerra Mundial, ganhou, contudo, foros de autonomia plena logo após, principalmente com o advento da "corrida espacial", paralelamente acompanhada pela "era da conversão em larga escala".

A engenharia nuclear, por sua vez, constitui-se de várias subdivisões e alguns ramos principais, tais como:

Fisica Nuclear

Medicina Nuclear

Propulsão Nuclear

Reator Nuclear

Usina Nuclear

Um comentário:

  1. Gostei da iniciativa da criação do blog pelos calouros, gostei mais ainda de uma postagem que incluiu a programação da noite... continuem publicando este tipo de informação e divulguém o blog para as outras turmas...
    Me adicionem no orkut lá vocês encontrarão algumas comunidades do IST, inclusive de projetos de iniciação científica e projetos de extensão.

    Um Abraço
    Professora Katiusca

    ResponderExcluir