Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma! [Antoine-Laurent de Lavoisier]

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

SEXTAAA


Boa tarde futuros engenheiros,
segue a programação de hoje

Química Geral: correção dos exercícios;
Cálculo 1: Exercícios

CURIOSIDAAAAAAADES

O que é ser engenheiro químico?
O engenheiro químico é o profissional que elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Ou seja, é ele quem participa de todas as etapas do processo de produção e transformação físico-química de substâncias em escala industrial. Matérias primas naturais, sejam orgânicas ou inorgânicas são convertidos em cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina e tantos outros produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Muitas vezes os produtos da engenharia química são matérias primas de outras indústrias de transformação, como a automobilística, moveleira, têxtil, etc.

Quais as características necessárias para ser EQ?
Para se tornar um engenheiro químico é necessário ter interesse por química, principalmente da área orgânica, inorgânica e biotecnológica, além de facilidade para matemática e física. Além disso, é necessário que o profissional apresente as seguintes características:
.
-Agilidade
.
-Atenção a detalhes
.
-Capacidade de decisão
.
-Curiosidade
.
-Capacidade de organização
.
-Capacidade de resolver problemas práticos
.
-Criatividade
.
-Gosto pela pesquisa e pelos estudos
.
-Habilidade para trabalhar em equipe
.
-Interesse em projetar coisas
.
-Interesse pelas ciências
.
-Curiosidade pelo funcionamento das coisas
.
-Interesse por novas técnicas e tecnologias
.
-Senso prático

Qual a formação necessária para ser EQ?
Para tornar-se um engenheiro químico, é necessário ter 2° grau completo e curso superior em Engenharia Química, que tem duração média de 5 anos.
.
É importante que o aluno esteja sempre atento às modificações que o mercado oferece, principalmente na área de biotecnologia, que está em alta para os engenheiros químicos, oferecendo grandes oportunidades de trabalho.
.
O domínio do inglês também é fundamental, já que o conhecimento dessa língua é um pré-requisito nos cursos de pós-graduação e especializações da área, além de muito bem visto em empresas que valorizam esse conhecimento do profissional.

Quais as principais atividades do EQ?
Entre as atividades dos engenheiros químicos, estão:
.
-Projetar e instalar fábricas
.
-Dar consultoria e revisar equipamentos
.
-Calcular a viabilidade técnica e econômica dos processos produtivos
.
-Fazer análise química, física e toxicológica dos materiais industriais - que consiste, por exemplo, em detectar a presença de metais nocivos ao ser humano nas águas, produtos alimentícios, cosméticos
.
-Fazer perícia e detectar problemas no processo produtivo, além de verificar a qualidade técnica industrial
.
-Tratar efluentes industriais e resíduos químicos
Desenvolver equipamentos para a indústria (dimensionamento e determinação dos processos de produção)
.
-Desenvolver tecnologia para novos processos, novos produtos e para a preservação do meio ambiente
.
Dentre outras...

Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o engenheiro químico no Brasil encontra-se em expansão, com bom potencial de crescimento para os próximos anos.
.
Devido a sua grande gama de áreas de atuação, o profissional com boa formação teórica e bons conhecimentos de química e outras ciências exatas, tem espaço garantido neste promissor mercado de trabalho.
.
Para se ter uma idéia, há cerca de 20 mil engenheiros com especialização em química, o que significa aproximadamente 3,5% do total dos engenheiros e, a cada ano, cerca de 1.300 alunos formam-se nos cursos de engenharia química. Como se pode perceber, o número de profissionais se formando nesta área ainda é pequeno quando comparado com outras profissões mais procuradas, abrindo espaço no mercado para alunos de qualidade, que serão futuros profissionais.
.
Entre os setores que mais crescem estão a área de biotecnologia , que é estudo e desenvolvimento de organismos geneticamente modificados e sua utilização para fins produtivos, e também a área de petroquímica que desenvolve estudos e projetos ligados ao petróleo. Portanto, áreas interessantes de trabalho para este engenheiro.

Booom por hoje é isso aí galera (:
Ótima sexta

Pri e Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário