Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma! [Antoine-Laurent de Lavoisier]

terça-feira, 25 de maio de 2010


Em dia de visita da equipe de Obama à costa da Louisianna, ativistas do Greenpeace protestaram contra exploração de petróleo em alto mar nos Estados Unidos. Ativistas pintaram os dizeres “Ártico é o próximo” no casco do barco Harvey Explorer usando óleo fruto do vazamento da plataforma Deepwater Horizon como tinta. Ancorado na Lousisianna, o barco rumará aos mares gelados para dar suporte a operações de perfuração da Shell marcadas para julho.

Em uma investida de alto risco e tendo como pano de fundo um acidente ambiental que ainda não conseguiu ser remediado, a Shell pretende começar a perfurar nas águas remotas do Alasca, nos mares de Chukchi e Beaufort no mês que vem. Por lá, o clima duro e as águas congeladas aumentam o risco de explosões. A quilômetros de distância de uma unidade de Guarda Costeira e de qualquer cidade portuária, a região não teria condições de dar uma resposta adequada para qualquer acidente.

O protesto tem como alvo o Secretário de Interior americano, Ken Salazar, que visitou a região esta segunda-feira (24) para avaliar os impactos. Ainda com o vazamento em plena erupção, Salazar vem distribuindo permissões e licenças ambientais para exploração de novos poços. (Leia mais aqui)

“Enquanto ainda dependermos de combustíveis fósseis sujos e perigosos e de exploração em alto mar, não poderemos nos prevenir de desastres futuros. Se não conseguimos lidar com um vazamento no Golfo do México, permitir que a Shell perfure no Ártico é totalmente inconseqüente”, disse John Hocevar, Diretor da Campanha de Oceanos.

Os sete ativistas que participaram do protesto foram presos.


Fonte: www.greenpeace.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário